quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A CARNE OU O ESPÍRITO: A QUEM VOCÊ TEM ALIMENTADO MAIS?

           Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne GL 5-16. Irmãos, esse versículo nos ensina de forma clara que nós, cristãos, devemos ter um relacionamento íntimo com o Espírito para que não venhamos a satisfazer os desejos carnais. Pois sabemos que a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer GL. 5-17.
            Cada vez que você for tentado a fazer alguma coisa que sua carne tiver plena satisfação, lembre-se que nesse momento o Espírito estará enfraquecido, pois aquele a quem você mais está alimentando é quem está com maior força e isso me faz lembrar que, certa vez existia um senhor que possuía dois cães: um branco e um preto e este senhor sempre fazia competições entre os cachorros, onde as pessoas apostavam em um dos dois pra ver quem vencia; acontece, que o dono dos cães também apostava e todas as vezes que ele apostava num determinado cachorro, este vencia; daí, ele foi questionado pelos apostadores, pois todos queriam saber como era que ele sempre apostava no cachorro certo; e a resposta que ele deu foi a seguinte: que sempre que ele apostava num cachorro, no branco, por exemplo, ele passava a semana o tratando com mais carinho, dando-lhe as melhores rações, o alimentava mais e assim, o cão que ele apostava vencia porque estava mais forte e bem alimentado.   
            Aí, eu pergunto: e você, a quem está alimentando mais: a carne ou o Espírito? Pois, trazendo essa história pra nossa condição cristã, é bem verdade que muitas vezes os desejos carnais querem se propagar, pois eles estão aí (Leia GL 5-19;20;21) a disposição buscando adentrar na vida daquele que não estiver firmado em Jesus o suficiente para rejeitar o mundo e suas concupiscências (Leia GL 5-25). Em Efézios 4-27, a Bíblia nos ordena a não dar lugar ao diabo e no versículo 30 do mesmo capítulo, vemos Paulo nos exortando a santidade ao dizer E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Com essas palavras, vimos que existe uma diferença entre nós e os ímpios, pois dentro de nós existe Aquele que nos foi dado como Consolador, e que, por fazer parte da Trindade de Cristo, é uma pessoa com sentimentos e quando viemos a satisfazer a carne, Ele é o primeiro a se entristecer, porque hoje o nosso corpo é Templo e morada do Espírito de Deus e sendo assim, como está escrito em EF 5-5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
            Ainda no Livro de Efésios capítulo 6 do versículo 10 em diante, podemos ver que, mesmo com as investidas do inimigo, das potestades e espíritos do mal, temos Alguém que nunca nos deixará só, pois sabemos que somos fracos e carentes da armadura de Cristo. E, portanto, temos que nos refugiar nEle como diz o versículo 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.
            Que possamos nos lembrar do Hino 75 da Harpa Cristã, quando ele inicia sua primeira estrofe dizendo: Tentado não cedas, ceder é pecar, melhor e mais nobre, será triunfar, coragem ó crente, domina teu mal. Deus pode livrar-te de queda fatal. E sempre procurar alimentar o nosso Espírito através da Palavra de Deus, dos cultos, orações, pois temos sim, armas poderosas que podem impedir que as concupiscências do mundo se infiltrem em nossas vidas, principalmente se Deus perceber o coração quebrantado e o arrependimento sincero, como está em 1 CR 29-17 a Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas. Que sempre possamos encontrar mercê perante o SENHOR e que Suas infinitas misericórdias, estejam sempre direcionadas a nós, para que assim, possamos continuar nossa marcha rumo a Canaã Celestial.

By Lane Barcelos
      

Um comentário: