segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dorcas - Um exemplo de bondade e de amor ao próximo

Dorcas foi a única mulher da Bíblia a ser chamada de discípula, ou seja, seguidora de Jesus, aprendiz, aquela que se senta aos pés do seu mestre...

Texto Bíblico

Atos 9:36-42

36 - Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
37 - Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu; e, tendo-a lavado, a colocaram no cenáculo.
38 - Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco.
39 - Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.
40 - Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.
41 - Ele, dando-lhe a mão, levantou-a e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
42 - Tornou-se isto notório por toda Jope, e muitos creram no Senhor.


        Podemos ver nessa passagem Bíblica o poder do Nosso Deus aravés de seus dois servos: Dorcas e Pedro. O fato de Dorcas ter ressucitado através da oração de Pedro, nos mostra que quando Deus quer operar na vida de um servo fiel, Ele faz de uma maneira extraordinária pra mostrar a muitos seu poder e autoridade Bendito seja o nome do Senhor!
         As ações de Dorcas, fizeram dela a única mulher a ser chamada de discípula na Bíblia; para nós mulheres cristãs, que servimos ao mesmo Deus, fica a interrogação: como estou me comportando diante de Deus?
        Nossas atitudes de cristã devem estar dentro dos ensinamentos do nosso Senhor, pois sabemos que Deus nos abençoa na medida que nos esforçamos para obedecê-lo com temor e alegria no coração.
Várias outras mulheres foram louvadas, e nunca esquecidas, por Jesus e pelos Apóstolos. Mulheres que deram o exemplo de fé no Senhor Jesus e total dedicação no serviço à comunidade.


       Dorcas tinha um grande amor por Deus. Ela dedicava tempo à oração e ao estudo da Bíblia. Do seu amor a Deus, veio um grande amor por outras pessoas. Repare que ela sempre ajudou os pobres, não apenas quando tinha tempo e recursos, mas sempre.
Que possamos servir ao Senhor de forma completa: amando ao próximo, ajudando os necessitados, pois isso fará com que o nome do Nosso Deus seja cada vez mais glorificado, pois por Ele e pra Ele são todas as coisas. Amém!

5 comentários:

  1. Paz,,, Vejo em Dorcas uma missionária,uma mulher dedicada a obra,, obrigado irmã Gerlane, pois com este texto faz-nos lembrar da verdadeira identidade cristã, Deus abençoe e continue te usando como uma varoa ,serva de deus para ser usada sempre como um canal de ben'~aos para nossas vidas... Paz....

    ResponderExcluir
  2. Dorcas, fazia algo especial, e por um grupo de pessoas especiais, as viúvas que ao contrário das viúvas dos nossos tempos, ficavam praticamente desamparadas, e pelo fato de não terem recursos, não podiam ter uma túnica, acessório indispensável para aquecer do frio, é por isso que houve um desespero por parte daquelas viúvas, mas o Senhor estava ali para devolver Dorcas e o aquecimento, que as nossas vidas sejam como as túnicas de Dorcas.

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor nossa minha dirigente nos pediu pra nós estudarmos sobre Dorcas irmã necessito ser como essa mulher discípula do senhor nossa que a cada dia eu venha diminuir do senhor venha crescer em mim em misericórdia e amor ao próximo pois mesmo na presença do senhor infeilzmente criamos nosso próprio mundo e esquecemos que tem vidas por ai ou até mesmo perto precisamos de nós.

    ResponderExcluir
  4. paz querida obrigado seu estudo me serviu muito

    ResponderExcluir
  5. Vou pregar sobre dorcas me ajudou muito

    ResponderExcluir