sexta-feira, 25 de junho de 2010

Enchente em Barreiros - PE (minha cidade)

      No dia 19 de junho de 2010, Barreiros - PE viveu seu pior dia da história! O dia amanheceu bonito, o sol brilhava no céu azul sem nuvens, porém, em minha cidade os rios enchiam-se velozmente fazendo com que os moradores se desesperassem e saíssem de suas casas correndo, em sua maioria deixando todos os seus pertences pra trás.
     A minha casa foi coberta pelas águas (nesse momento me encontro desabrigada e sem noção do que vou fazer pra recomeçar), tive que sair também as pressas; perdi as camas, colchões e guarda-roupas, entre outras coisas, mas agradeço a Deus pela minha vida e a dos meus.
     Tenho vivido dias tristes, de repente me vejo desnorteada, sem saber o que fazer! minha cidade está destruída! casas, comércio, hospitais, esolas, clubes, bancos, pontes, tudo destruído! quando eu paro um pouco, lágrimas me vêem aos olhos, aliás, os olhos da população barreirense estão perdidos, sem brilho e lacrimejantes.
     Famílias inteiras perderam tudo. Algumas inclusive estão indo embora daqui, deixando pra trás aquela imagem de horror vivida por todos nós naquele dia!
     Já amanheço o dia correndo atrás dos donativos que estão sendo doados pelo exército, voluntários, anônimos, enfim, estamos numa situação de calamidade pública! Alguns bairros continuam sem água e energia elétrica; a lama é total na cidade, parece que passou um furacão por aqui.
     Pessoas desoladas, destruição, lama, desemprego, desabrigados, esse é nosso cenário, essa é nossa realidade hoje. Sinto-me perdida, triste, sem saber o que fazer... EU NÃO SEI O QUE FAZER!
     As vezes me dá vontade de ir embora, mas me pergunto: pra onde? tenho vontade de não voltar mais pra casa, mas me pergunto: onde vou morar? alguns dos meus vizinhos vão embora; outros irão passar um tempo fora, eu também queria poder fazer isso, mas não posso!
     Lágrimas enchem meus olhos e eu oro ao meu Deus! Clamo por misericórdia e fico esperando! sei que Ele está comigo e cuida de mim; me sinto vazia e sem esperança! choro sempre e fico quieta com o olhar perdido no espaço... a cidade está um pouco deserta e a todo tempo eu lembro daquele dia...
     Orem por mim!

7 comentários:

  1. Querida Lane! Faltam-me palavras neste momento para consolá-la, talvez porque não seja de palavras que você precise! Mas receba o apoio de oração.
    Espero que os dias que passaram desde que você escreveu tenham sido melhores, tanto para vc quanto familiares e amigos. Não é por acaso que seu blog é chamado "Mulher inteligente". Você deve estar lembrando da promessa inesquecível de Deus "quando passares pelas águas, eu serei contigo, quando, pelos rios eles não te submergirão" Is 43.2.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Eu poderia vir aqui e postar tantas e tantas palavras e isso ao final não resolveria nada para ti.

    Quando acnteceu as primeiras noticias neste mesmo dia 19 de Junho, eu estava em frente à este mesmo not, na sala de minha casa, teclando aleatoriamente, e como sempre, buscando informações de minha terra e de minha gente. Deu-se enchete em Barreiros. No primeiro momento, lembrando daquelas águas do ano de dois mil comecei a estremecer sem saber o que fazer, já que moro a quilometros de minha terra amada, a mais ou menos quatro anos. Tenho filha, parentes e amigos por aí.

    Sem nada poder fazer usei este mesmo meio de comunicação para fazer uma mobilização em favor de meu povo. Felizmente com algumas coisas positivas e pessoas soliárias, conseguimos fazer algo.

    Hoje passados alguns dias acreito na força de meu povo e de minha gente na esperança do recomeço!

    Muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  3. OI lane, por acaso descobri que vivemos a mesma tragédia e colocamos em nossos blogs toda a nossa dor e fomos matéria em sites e tv. Eu só fiquei sabendo hoje, passados tantos meses...
    espero que vc esteja bem minha amiga!
    abraços!
    http://www.maisab.com.br/noticias/nv/12427/A+TRAGEDIA+DAS+CHUVAS+PARA+O+MUNDO+INTEIRO+SABER.html

    ResponderExcluir
  4. '' jesus estar vindo!!! ele estar perdo!!

    ResponderExcluir
  5. ola lane o q vc escrevel e muito sentimental e verdadeiro... jesua estar vindo e estar muito perto q a paz do senhor jesus esteja com nos... '' jesus estar perdo e ele vem...

    ResponderExcluir
  6. jesus eatar vindo. eu tb sou da cidade de barreiros asistir tudo q a conteceu na enchente e posso afirmar q foi horrivel... lamentavel minha mae vera lucia ela nao perdeu nada graçasa deus , pq ela teve uma revelaçao no sonho, ela acortou assustada e disse q deus falou com ela no sonho.. mandou todo mundo arrumar as coisas pra sair, pq o q ia acontecer nao era bricadeira e nao passou nen muito tempo os rio de rio una começou a encher ,mais minha mae ja tinha saido,obg; meu deus por tudo"!...

    ResponderExcluir
  7. pois é vivi a mesma situação morava na cidade de Água Preta e perdi tudo passei muito tempo na casa de parentes sei bem o que é viver esta tragedia, mais pedi muito a DEUS não so por mim mais por todos paz e determinação para continuar a viver e reconstruir tudoo!! hoje moro em Recife horo a Deus ainda por todos abraço que a paz do senhor venha sobre todos nois !!!!

    ResponderExcluir